sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Multiplicadora do NTE de Criciúma recebe premiação

No último dia 07 de dezembro de 2012, no Criciúma Clube, a Multiplicadora do NTE de Criciúma/SC, Maria Margarete Olimpio Ugioni, recebe medalha e certificado de Honra ao Mérito pela premiação da Academia Criciumense de letras – ACLE
 
Multiplicadora do NTE de Criciúma


Texto premiado com o 1º lugar no XIII Concurso Literário da Academia Criciumense de letras – ACLE

Gênero: Crônica

Nova Veneza - Cidade tipicamente italiana

No Sul de Santa Catarina situa-se a cidade mais italiana do Estado e quem sabe do Brasil, Nova Veneza. É bela, maravilhosa, florida, alegre, de povo simples e acolhedor. E por essas e outras qualidades é mais do que normal ouvirmos muitos comentários sobre a Festa da Gastronomia Típica Italiana que acontece no mês de junho no nosso município. A última, desse ano de 2012, foi uma festa magnífica, simples, mas ao mesmo tempo pomposa pela riqueza presente no seu carnaval e desfile.
As atrações começaram na quinta-feira, porém a abertura oficial aconteceu na sexta-feira com a celebração da Santa Missa conduzida pelo nosso bispo diocesano D. Jacinto e acompanhada por outros padres. Os corais, a rainha e princesas, as autoridades, as oferendas, foram pontos marcantes da Missa que contou com a presença de muitos fiéis.
E a Santa Missa foi só o começo. Quem aqui compareceu teve momentos de muito lazer; puderam participar do baile da Terceira Idade e ainda experimentar um pedaço do saboroso bolo de aniversário, pois Nova Veneza festeja sua colonização e emancipação política também na mesma data.
Ainda no sábado tivemos o esplendoroso Carnevale Di Venezia, atração já conhecida em todo o Brasil por sua exuberância e riqueza dos trajes confeccionados de acordo com a tradição do carnaval de Veneza-Itália, dizem ainda que nossos trajes são mais fiéis à tradição que os do próprio país de origem. Isso é cultura para nosso povo, pois existe história que conta sobre o costume dos bailes de máscaras que iniciaram na Itália; jamais pensei existir festa tão linda, colorida, divertida, misteriosa. Eu ficava imaginando quem estaria por trás daquelas máscaras, que mistério escondia.
Outro fator muito importante para ressaltar no carnaval é que tivemos a participação de muitas crianças que compareceram trajadas tipicamente, por aqui os pequeninos podem brincar e se divertir com seus pais. Cada ano que passa cresce o número de participantes no evento, a cada ano a festa ganha maior repercussão entre os meios de comunicação e isso é muito importante para o turismo da cidade e região, além de divulgar o nome de nosso estado a nível nacional.
No domingo tivemos o belíssimo desfile das famílias que fundaram nossa cidade, famílias desbravadoras que lutaram por nós, que derramaram sangue e suor para que hoje pudéssemos nos orgulhar de sermos neovenezianos.
Mas não paramos por aí, todas estas atrações foram regadas com uma grande variedade da típica gastronomia italiana, sem contar com o bom vinho da terra. Nossa comida italiana é conhecida por muita gente, somos oficialmente reconhecidos como a Capital Catarinense da Gastronomia Italiana, temos a famosa “rota da gastronomia” que atrai simpatizantes de muito longe, seria impossível vir à Nova Veneza e não experimentar um dos pratos que somente a culinária neoveneziana sabe preparar.
Além das atrações da festa, as pessoas que aqui passaram também puderam sentir o gostinho do que é um passeio de gôndola, meio de transporte muito usado em Veneza/Itália. Você sabia que Nova Veneza tem a única gôndola (vinda diretamente de Veneza) que existe no Brasil? E que existem apenas quatro delas no mundo todo, fora da Itália?
São por essas e muitas outras razões que será sempre um prazer falar de Nova Veneza, seja em tempo de festa ou não, seja das suas flores e jardins, do seu povo hospitaleiro, seja da sua gastronomia.
Em qualquer tempo sempre teremos muitos motivos para nos orgulharmos de Nova Veneza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário