O processo de implantação do Núcleo de Tecnologia Educacional de Criciúma
O PROINF|O
O ProInfo é um programa nacional que objetiva a introdução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, na escola pública, como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem.
Foi criado por iniciativa do Ministério da Educação, e Secretaria de Educação a Distância – SEED, criado pela Portaria n.º 522, de 09 de abril de 1997, sendo desenvolvido em parceria com os governos estaduais e alguns governos municipais.
As diretrizes do Programa são estabelecidas pelo MEC e pelo CONSED (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação). Em cada unidade da federação, há uma Comissão Estadual de Informática na Educação cujo papel principal é o de introduzir as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas públicas de ensino médio e fundamental.
O programa ProInfo tem na preparação de recursos humanos - os professores - sua principal condição de sucesso. Os professores são capacitados em dois níveis: multiplicadores e de escolas.
O professor-multiplicador é um especialista em capacitação de professores (de escolas) para o uso da telemática em sala de aula. Adota-se no Programa, portanto, o princípio:” professor capacitando professor.”
Os multiplicadores capacitam os professores das escolas nas bases tecnológicas do ProInfo nos Estados - os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) .
O NTE
Os NTEs são estruturas descentralizadas de apoio ao processo de informatização das escolas, auxiliando tanto no processo de planejamento e incorporação das novas tecnologias, quanto no suporte técnico e capacitação dos professores e das equipes administrativas das escolas.
O NTE de Criciúma foi criado em 02 de Agosto do ano de 2000 com cinco professores multiplicadores. Sob sua responsabilidade a Região de Criciúma e Araranguá (antes de responsabilidade do NTE de Tubarão).
Atualmente, o NTE atende somente a Região de Criciúma em virtude da criação do NTE de Araranguá.
AS TECNOLOGIAS
A utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação é o mais recente desafio para todos os educadores e, em específico, para os multiplicadores dos NTEs, os quais temos como um dos objetivos, desencadear o processo de socialização e democratização das novas tecnologias nas escolas da Rede Pública Estadual e Municipal. Entendemos este processo de implementação da informática no cotidiano das escolas, como um recurso pedagógico, capaz de auxiliar os profissionais da educação nos processos de ensino e aprendizagem.
Entendemos, também, que, a utilização desses recursos no âmbito da escola, deve estar fundamentado em pressupostos teóricos, para que a aprendizagem não ocorra apenas, na relação computador x aluno, de forma fragmentada, mecânica e robotizada. Ao nosso ver, os novos recursos tecnológicos, em específico, o computador, pode Ter um novo sentido se trabalhado de forma contextualizada, a partir de uma concepção teórica norteadora que aponte significativamente para as ações do aluno.
Nossa intenção não é a de apresentar uma forma definitiva para que os educadores utilizem os computadores nas escolas, até porque todas as propostas que poderíamos sugerir seriam muito limitadoras. Mas, de refletir em primeiro lugar a postura do professor comprometido com a aprendizagem de tal forma que teoria e prática estejam numa relação dialética e que isto conduza à autonomia no processo de aprender a fazer fazendo.
Nessa perspectiva, nosso trabalho se fundamenta na Proposta Curricular de Santa Catarina, pois entendemos que a mesma traz em sua essência, pressupostos que valorizam as ações do sujeito num processo histórico e cultural, por meio das relações e interações sociais.
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, Maria Elizabeth. Informática e formação de professores. Brasília: Parma Ltda, v.1 e 2, 192p.
GRINSPUN, Mirian P.S. Zippin (org). Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999.
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SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto.
Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Temas Multidisciplinares.—Florianópolis: COGEN, 1998.